Ide, e Pregai o Evangelho

Você é do tipo de garota, que gostaria de falar de Deus para as pessoas, mas tem medo, vergonha, ou simplesmente não sabe por onde começar? Então este artigo é para você!

Ide, e Pregai o Evangelho, Blog para garotas cristãs, por Milene Oliveira

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15). 

Este 'Ide', de Jesus é uma ordem que Ele nos deixou. Mas como fazer isso? Será que estou preparada para falar de Jesus? Antes de mais nada é preciso entender que você não pode oferecer o que não tem. Como você pode querer fazer discípulos se você mesma, não tem sido discípula de Jesus? O que estou querendo dizer é que para falar de Jesus, é preciso conhecê-lo, para ensinar a palavra, é preciso aprende-la, e para cobrar das pessoas, é preciso ser um exemplo e viver aquilo que você diz.

Portanto, se você deseja começar a falar de Deus para as pessoas, aqui vão alguns passos que você pode seguir:

1º Passo ♡ Desenvolver um relacionamento com Deus
Aprenda a orar, fale com Deus sobre suas ansiedades, medos e frustrações, ore pelas pessoas, ore pelo seu emprego, pela sua família e amigos, pela sua cidade... Quanto mais você ora, mais íntimo você se torna do Senhor. Seja honesta com o Senhor, confesse seus pecados e seja corajoso para pedir perdão. Estude a Bíblia e aprenda com ela. Viva o evangelho. Seja cheio do Espírito Santo, se aproxime de Deus de tal forma que falar dele seja algo espontâneo e natural.

2º Passo ♡ Não fale do que você não entende ou não conhece e muito menos do que você não vive:
Seja cuidadoso ao falar do evangelho, fale apenas daquilo que você está vivendo realmente com Deus, das suas experiências e das partes que você já estudou. Não queira mostrar que sabe demais, para não acabar falando bobagens ou destorcendo o que diz a palavra. Se tem um versículo ou uma passagem da Bíblia que você não entende muito bem, então estude melhor sobre ela, para depois usá-la. Se alguém te perguntar algo que você não saiba responder, não invente coisas, nem tente responder por suas próprias palavras, fale humildemente que irá perguntar alguém mais experiente para depois responder.

3º Passo ♡ Use seus dons para falar de Deus: 
Comece falando de Deus em suas redes sociais, depois para sua família e amigos, e assim por diante... Use os seus dons e talentos para expressar seu relacionamento com Ele. Faça desenhos, músicas, poemas que retratem o amor dele e publique. Esta é uma boa forma de começar. Cartões de aniversário, Natal e Páscoa também são uma boa oportunidade para evangelizar. Não escreva uma mensagem enormeeeee cheia de lições de moral, colocar apenas um versículo e um "Deus te abençoe" já é o suficiente. Se você gosta de escrever, pode ser uma boa você criar um blog e ir publicando o que você tem estudado. Tire fotografias de paisagens bonitas e fale sobre o cuidado de Deus ao criar a natureza... Existem diversas formas de falar de Deus, você não precisa ser um pregador, ou sair viajando pelo mundo para fazer isso, você pode começar dentro da sua casa.

4º Passo ♡ Tenha humildade: 
Você não deve se considerar superior à aquelas pessoas que não conhecem a Jesus. O amor de Deus é para todos, independente do que somos ou do que temos feito, Ele nos aceita e nos ama da mesma forma. Talvez essa pessoa que você julga ser menor por não ser crente, é justamente aquela em que ninguém teve coragem de chegar para ela e mostrar a grandeza do amor de Deus, e é isso que você deve fazer. Portanto, ao falar de Deus não critique os outros, não julgue, não fale mal, pelo contrário, fale do pecado apenas para mostrar que precisamos do perdão e da misericórdia de Deus. E lembre-se, você não é perfeito, ninguém é, somos todos pecadores, e precisamos desesperadamente de Deus. Seja humilde também no sentido de ser criticado e perseguido, isso vai acontecer, mas você precisa saber ouvir e se calar quando for necessário.

5º Passo ♡ Fale de assuntos do momento: 
Sabe aquele filme super polêmico que acabou de sair no cinema? Ou aquele programa de TV que tem dado o que falar? E ainda aquela música que destorce totalmente a palavra de Deus e está entre as primeiras paradas de sucesso? É justamente sobre isso que você deve falar. Peça a Deus sabedoria para abordar com excelência estes assuntos, plantando no coração das pessoas uma semente, que mais tarde, possa germinar e dar frutos. Não fale só das coisas ruins, mas use as boas também, tem muitos projetos legais lá fora que podem ser adaptados e trazidos para a nossa realidade. Por exemplo, um livro que fale sobre amizade e esteja fazendo muito sucesso entre os adolescentes, você pode tirar algo de bom dele e falar sobre isso, ou um projeto para ajudar o hospital do câncer da sua cidade, ou um orfanato, asilos, enfim... Tudo isso você pode falar, use exemplos bíblicos de passagens onde Jesus ensinou sobre o amor e incentive as pessoas a fazerem parte destes projetos ou até mesmo, criarem um dentro de suas igrejas.

6º Passo ♡ Não desanime porque alguém rejeitou suas palavras: 
Entenda que por mais que você se esforce, algumas pessoas simplesmente não lhe darão a mínima. Falar de Jesus é um risco que se corre, você pode alcançar aquela vida ou não, então esteja preparado para os desafios que terá que enfrentar. Em hipótese alguma tente obrigar as pessoas a aceitarem suas palavras, não saia distribuindo folhetos e bíblias para quem não deseja saber, nem fique insistindo para que ninguém vá a igreja com você, cada um tem seu tempo, e o seu papel é ser benção na vida das pessoas ao invés de ser aquele chato que eles correm quando encontram.

7º Passo ♡ Os resultados vem do Senhor: 
Não se preocupe em mostrar quantas pessoas você levou para a igreja, ou quantas ajudou a tirar da rua. Não queira méritos para você. Entenda que o Espírito Santo é quem faz o trabalho no coração de cada um, nós somos apenas um instrumento nas mãos dele, usados para fazer aquilo que Ele determina. Qualquer pessoa que possa ter recebido o presente da Salvação, chegou até ela inspirado pelo Espírito de Deus, que em algum momento, abriu seus olhos espirituais e a fez enxergar as coisas diferentes, nós não somos capazes de fazer isso. Apenas Ele é, portanto não fique se gabando pelo que fez ou deixou de fazer, toda honra e toda glória deve ser dada apenas ao Senhor.

Deus trabalha do jeito Dele e no tempo Dele, não queira fazer mais do que você consegue e não coloque em risco sua salvação, tentando trazer as pessoas para igreja, fazendo tudo que elas querem. O seu papel é influenciar e não ser influenciado. Você não precisa ir em uma boate para falar de Jesus, mas você pode orar pelos que estão lá.

Falar de Jesus é uma oportunidade e um privilégio, e não algo que você faz somente por obrigação. É preciso viver verdadeiramente a palavra e o amor ao próximo, pois este não é um trabalho fácil e se você não amar as pessoas acabará desistindo delas. Portanto, peça ao Senhor que lhe capacite para falar de seu amor e para levar palavras de bençãos até os corações perdidos. Peça a Ele, que lhe fortaleça, para que você se mantenha de pé quando as dificuldades aparecerem. Peça criatividade e sabedoria para pensar em formas diferentes de pregar o evangelho, que cative e desperte nas pessoas a curiosidade de conhecer o Deus que você serve. E esteja preparado para conhecer o sobrenatural de Deus, pois quando trabalhamos para Ele, somos surpreendidos de forma inimaginável.

Que Deus te abençoe e te capacite para fazer sempre o melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Milene Oliveira - 2018 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design |
imagem-logo